sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Fica (...) Comigo.

« Fica, enquanto não fores, será sempre tempo de partires, Porque queres tu que eu fique, Porque é preciso, Não é razão que me convença, Se não quiseres ficar, vai-te embora, não te posso obrigar, Não tenho forças que me levem daqui, deitaste-me um encanto, Não deitei tal, não disse uma palavra, não te toquei, Olhaste-me por dentro, Juro que nunca te olharei por dentro, Juras que não o farás e já o fizeste, Não sabes de que estás a falar, não te olhei por dentro, Se eu ficar, onde durmo, Comigo. »

~ In Capítulo 5, Memorial do Convento, José Saramago
*
Foi uma tortura ler este livro. É uma leitura pesada e de difícil compreensão, mas este paragráfo marcou-me, sinto e vivo cada palavra. Transcrevi-o da mesma maneira que está no livro, utilizando a pontuação tal como o autor a utiliza, é isso que o torna tão complexo e por isso tão irritante :'x

6 comentários:

  1. E eu apaixonei-me pelo que li :X
    por acaso tenho grande esperança em vir a gostar do livro, veremos :b
    amo-te (L)

    ResponderEliminar
  2. Eu comecei a ler e, aquilo não me parece assim tão mau, horrível pareceu-me Os Maias, na primeira impressão :x
    Mas adorei esse excerto :) (L) amo-te.

    ResponderEliminar
  3. eu li-o, duas vezes. esse parágrafo é um diálogo, caso não se perceba (eu não percebi à primeira) :b *

    ResponderEliminar
  4. Vou ter que o ler.. Mas acho que vou gostar :)
    Maria, melhor (L)

    ResponderEliminar
  5. Esse bocadinho pareçeu-me giro, e não sei mesmo porquê mas fez-me lembrar o Frei Luís de Sousa --'.

    Vou ter que ler Os Maias agora...Tou para ver :X


    Amo-te bezerra <3

    ResponderEliminar
  6. Eu vou ter que ler um livro dele mas é um pequenino mas não sei qualquer xD

    Sou eu filha quando passares pelo meu.. não prenuncies o meu nome ^^


    Amo-te pa! @

    ResponderEliminar