sábado, 7 de fevereiro de 2009

Qual foi a ideia?

Pergunto-me qual foi a ideia das inteligências chamadas "arquitectas paisagísticas" da minha santa cidadezinha. Arrancarem dezenas de árvores saudáveis e com uma beleza espantosa para dar lugar a montes de terra, um lamaçal absolutamente nojento e restos de raízes espalhados nos passeios? Explicam-me, por favor, qual é a lógica disto? Por mais que me esforce, não consigo perceber. Se a ideia é plantarem novas árvores, desculpem que vos diga, escolheram as erradas para abater. Há tantos lugares que mereciam um pouco de vegetação em vez de mais blocos de cimento ou de absurdas estátuas que mais parecem espermatozóides a caminho do céu. Em contrapartida, se o objectivo era destruir, acertaram. A paisagem que me acompanha desde os tempos de menina da escola primária e que eu via, diariamente, com um sorriso enquanto caminhava apressada para as aulas durante 12 anos da minha vida, traz-me agora, cada vez que a observo, uma sensação de desgosto e uma profunda revolta. A beleza Outonal daquele pequeno jardim era fantástica. E na Primavera? As flores arroxeadas que decoravam esse ambiente. Tudo isso são agora meras recordações, visto que não vou viver tempo suficiente para que as novas e, obviamente, minúsculas árvores, ainda por plantar (e pelos vistos essa plantação ainda vai demorar), cheguem ao tamanho majestoso das antigas e tenham suficiente beleza para devolver àquele lugar o verdadeiro esplendor, em toda a sua plenitude.

A falta de profissionalismo e de humanidade das pessoas, actualmente, é assustadora.
Tenho dito.

4 comentários:

  1. Querem tanto aparência que se esquecem do mais importante -.-
    O comentário tá, tá, tá.. Tá, oh tu sabes! x)
    Maria, marionça, marioneta, minha, a que me completa (L)

    ResponderEliminar
  2. às vezes querem tanto mostrar que sabem que fazer alguma coisa que não se digna a ponderar realmente no que fazem. por isso é só destruir, destruir, destruir por coisas ditas "novas", que ninguém gosta, mas como é extravagante fica bem. Ai ai, como isto anda. Muito bem observado.

    ResponderEliminar